5 dicas WIKO para proteger o smartphone no verão
O calor do verão, a água salgada e o cloro da piscina podem trazer alguns danos ao teu smartphone. Existem alguns passos simples que podes seguir para evitar que isso aconteça. Descobre quais são!
Já estamos no verão e quem não sonha com um dia perfeito à beira-mar? A verdade é que embora um dia na praia ou piscina possa ser uma experiência refrescante e revitalizante, o calor e a umidade podem ser prejudiciais para o teu smartphone. Estes equipamentos são hoje os nossos grandes companheiros e já mal vivemos sem eles, e é comum que na praia utilizes o teu para fazer scroll nas redes sociais ou mesmo para tirares selfies com amigos. Podes fazer tudo isso, mas existem alguns cuidados que são aconselhados. A WIKO, empresa europeia de smartphones, diz-te 5 deles!
1. Mantém o teu smartphone longe da água
A água do mar contém sal e este é um elemento altamente corrosivo uma vez dentro dos smartphones, causando danos de uma forma rápida. A selfie na piscina pode parecer uma boa ideia, mas até essa água com cloro pode ser prejudicial para o teu equipamento devido aos produtos químicos que ajudam a acelerar o processo de corrosão. Estes danos podem afetar desde o ecrã à bateria e, na pior das hipóteses, ao processador.
2. Limpa-o com frequência
As pessoas suam muito durante o verão. Além disso, também usam muitos hidratantes e protetor solar. Tudo isso pode acabar no teu smartphone a qualquer momento, criando uma substância oleosa no ecrã, tornando-o pegajoso. No entanto, isso pode ser remediado com o uso de toalhitas ou panos de microfibra. Basta umedecê-los e passá-los no ecrã para limpar. Embora limpar o ecrã do smartphone deva ser feito durante todo o ano, deves ter mais atenção a isto no verão.
3. Tem um cuidado extra com as atividades outdoor
No verão todos queremos aproveitar o calor para desfrutar de algumas atividades ao ar livre seja através de caminhadas, ciclismo, corrida ou mesmo acampamento. Se é esse o teu caso, tem apenas cuidado ao correr ou andar de bicicleta e guarda bem o teu smartphone para que não dê um mergulho direto para o chão. Seca também as mãos antes de o manuseares para, por exemplo, responderes às mensagens do WhatsApp, uma vez que o suor pode entrar pelo botão inicial e por trás do ecrã.
4. Protege-o da areia da praia
A maioria das capas de smartphones tem aberturas que permitem a entrada de partículas de areia no dispositivo e que podem causar danos como ecrãs riscados ou altifalantes entupidos. Em vez de colocares o teu equipamento exposto numa mala cheia de areia ou diretamente em cima da toalha de praia, podes colocá-lo numa bolsa dedicada a ele ou, então, dentro de um saco de plástico para que depois apenas precises de sacudir a areia.
5. Muita atenção ao calor
À medida que o tempo aquece, o mesmo acontece aos smartphones. Se deixares o teu equipamento muito tempo ao sol enquanto vais dar um mergulho, em cima da mesa de uma esplanada ou mesmo dentro do carro, corres o risco de o mesmo superaquecer. Caso isso aconteça, nunca o tentes arrefecer de forma rápida ao colocá-lo, por exemplo, no frigorífico – o risco de danos causados pela condensação é muito alto e o gelo também não é bom para o dispositivo. Em vez disso, opta por desligá-lo e colocá-lo à sombra para que arrefeça lentamente. Nunca o carregues durante este período, porque se a bateria já estiver muito quente, não deve estar ainda sob mais stress devido ao carregamento.